Você sabe qual a importância dos respiradores PFF?


O termo PFF, significa Peça Facial Filtrante, ou seja, o corpo do produto funciona como um filtro responsável por não deixar os contaminantes do ambiente que são prejudiciais à saúde a entrarem em contato com o sistema respiratório do usuário, sendo assim considerado como um EPI.

Os respiradores PFF geralmente são descartáveis, não demandando de nenhum tipo de manutenção.

 

Quais os modelos de respiradores PFF?

As máscaras PFF podem ser encontradas em diversos formatos, semifaciais dobráveis, conformadas (tipo concha), painéis, entre outros, e além disso, existem modelos com e sem válvula de exalação.

A válvula de exalação serve para para facilitar a retirada de ar quente de dentro da máscara proveniente da exalação, porém ela não tem interferência no fator de proteção, apenas no conforto do usuário principalmente quando estes respiradores são empregados para atividades que exijam grande esforço físico.

Para cada tipo de atividade existe um modelo mais adequado de PFF, sendo necessária uma avaliação do ambiente de trabalho para a utilização da PFF correta.

 PFF1 - Possuem eficiência mínima de 80% (Penetração de 20%);

 PFF2 - Possuem eficiência de 94% (Penetração máxima de 6%) e 

• PFF3 - Possuem eficiência de 99% IPenetração máxima de 1%).

Indicação para o uso de cada um dos modelos de PFF

A função dos filtros é reter os materiais particulados, como névoas, poeiras e fumos presentes no ambiente. A escolha do filtro, irá depender da concentração do contaminante. Veja qual a diferença e como estão classificados os PFF1, PFF2 e PFF3.

 

PFF1: Indicado para a proteção contra Poeiras e/ou Névoas (aerossóis mecanicamente gerados). Utilizar se a concentração for menor que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 80% e penetração máxima de 20%.

PFF2: Indicado para proteção contra fumos (aerossóis termicamente gerados) e/ou de toxidez desconhecida. a utilização é recomendada desde que a concentração não seja maior que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%.

PFF3: Indicado para proteção contra particulados altamente tóxicos (LT < 0,05 mg/m³) e/ou de toxidez desconhecida. Se o ambiente estiver ate 10 vezes o limite de tolerância do contaminante. Eficiência mínima de 99,7% e penetração máxima de 0,03%.

Por que usar a PFF é tão importante?

O Respirador é um Equipamento de Proteção Individual muito importante para o trabalhador agindo como um verdadeiro filtro que protege as vias respiratórias do usuário contra a inalação de contaminantes durante a atividade profissional.

A falta deste equipamento pode causar diversos problemas para a saúde do trabalhador. Além disso, o surgimento de doenças ocupacionais também é prejudicial ao empregador, que poderá ficar sujeito a multas e processos judiciais. 

Para efetiva proteção respiratória é indispensável a elaboração e implementação do Programa de Proteção Respiratória (PPR) da Fundacentro, previsto em lei. O PPR deve ser elaborado e colocado em prática, bem como, todos os seus registros devem ser mantidos atualizados para garantia e comprovação da efetiva proteção respiratória no ambiente de trabalho.

A TopFlow conta com respiradores PFF, para ver clique aqui