Você sabe o que é um manômetro?


Você sabe o que é um manômetro? O manômetro é um instrumento de medição de pressão utilizado em diversas máquinas industriais e pneumáticas. É responsável por medir a pressão atmosférica de fluídos, gases e líquidos diversos exercida em determinada superfície. Além disso, ele auxilia no equilíbrio da tempertura do ambiente industrial, auxilia no fornecimento de informações sobre a intensidade dos fluídos e no ajuste da pressão de uma máquina ou um circuito industrial. Existem vários modelos de manômetros digitais e manômetros analógicos, para cada situação existe um modelo de manômetro mais adequado.

Quais os tipos de manômetros?

Existem no mercado, manômetros digitais e manômetros analógicos. O modelo mais adequado para cada situação depende muito das condições e da localização do maquinário ou do cenário que precisa de medição.

Manômetros utilitários: Recomendo em aplicações de uso geral como: compressores de ar, gases e equipamentos pneumáticos.

Manômetros industriais: Recomendados para a maioria dos equipamentos industriais. Eles são de construção robusta, com mecanismo reforçado e recursos para ajuste.

Manômetros herméticos ou com glicerina: Recomendados especialmente às instalações submetidas a vibrações ou pulsações da linha. São de construção robusta, com mecanismo reforçado e recursos para ajuste. Com a caixa estanque preenchida com líquido amortecedor (glicerina ou silicone).

Manômetros de aço inoxidável: Recomendados para aplicações em indústrias petroquímicas, usinas, papel e celulose, alimentares, em produtos corrosivos e outras aplicações que exijam durabilidade, precisão e qualidade. São totalmente feitos de aço inoxidável e a caixa é estanque à prova de impurezas.

Manômetros de baixa pressão: São manômetros capsulares de latão ou de aço inox, aplicados nos equipamentos de respiração artificial, ventilação e ar condicionado, teste de vazamentos, queimadores, secadores, etc. Não são recomendados para operação direta com líquidos, pois estes alteram seu funcionamento.

Manômetros de teste: Destinados a aferição e calibração de outros manômetros.

Manômetros sanitários: Recomendados para aplicações em indústria alimentícias, químicas e farmacêuticas.

Manômetros para Freon: Recomendados especialmente para aplicação em indústria de refrigeração. Possuem mostradores com escala de equivalência em temperatura e pressão.

Manômetros para amônia (NH3): Recomendados para aplicação direta com gás, são construídos totalmente em aço inoxidável e o mostrador possue uma escala de equivalência em temperatura e pressão.

Manômetros de dupla ação: São manômetros construídos especialmente para indicar as pressões do sistema e a pressão de trabalho. Normalmente aplicados em sistema de freios pneumáticos de veículos. É composto de dois ponteiros coaxiais para indicar a pressão em cada sistema.

Manômetros diferencial: É composto basicamente de um elemento elástico com 2 foles ou tubos de Bourdon em aço inoxidável, recebendo de um lado, a pressão alta, e do outro a pressão baixa. O deslocamento relativo do conjunto movimenta o mecanismo, assim o ponteiro indicará diretamente a diferença entre as pressões.

Manômetros com contato elétrico: Recomendados para ligar, desligar, acionar alarmes ou manter a pressão dentro de uma faixa.

Manômetros com selo de diafragma: Recomendados para instalações cujo processo é corrosivo, altamente viscoso, altas temperaturas, material tóxico ou perigoso. São construídos com selo de diafragma para separar e proteger o instrumento de medição do processo.

Manômetros com transmissão mecânica: Recomendado para trabalhar com substâncias pastosas, líquidas e gases, e nas temperaturas excessivas onde o fluído não entra em contato com o instrumento. As vantagens dos manômetros com transmissão mecânica em relação aos outros, incluem uma menor sensibilidade aos efeitos de choque e vibrações e os efeitos de temperaturas são reduzidos além de facilidade de manutenção.

Manômetros digitais: Podem ser utilizados em sistemas de controle de processos, sistemas pneumáticos, sistemas hidráulicos, refrigeração, instrumentação, compressores, bombas, controle de vazão e medição de nível.

No manômetro digital, o destaque é a tecnologia que garante maior precisão nos resultados e desempenho no maquinário. As versões são compostas por displays digitais que facilitam a leitura e com isso reduz possíveis erros nas análises. 

Os manômetros analógicos são mais tradicionais e se destacam pela acessibilidade e pelo baixo custo. 

Como guardar o manômetro de maneira adequadada?

Para proteger os manômetros, existem algumas caixas específicas, também são confeccionadas para imbutir o equipamento. As caixas carregadas com glicirina protegem o produto contra possíveis vibrações no cenárioindustrial.

Para que o produto tanha um bom desempenho, é importante ter uma rosca de vedação. Elas podem ser encaixadas na horizontal ou na vertica, com fixação a partir de uma borracha, a qual deverá estar em cima da caixa com glicerina, em uma pequena abertura.

Outro modelo bastante utilizado de caixa é as gerenciadas. Ideal para proteger e conservar o manômetro por mais tempo. Para que ela obtenha um melhor desempenho, é importante que esteja na posição correta, geralmente possui uma abertura com a indicação "open". 

 Conheça os modelos de manômetro disponíveis na TopFlow Clique aqui

 Fonte: salvicasagrande

 

Os manômetros são instrumentos para medir a pressão, utilizado em máquinas industriais e pneumáticas, dentre outras funcionalidades. Existem no mercado diversos modelos de manômetros divididos entre digitais e analógicos. Para cada tipo de situação e máquina existe um modelo que se adequa mais.