Muitas pessoas já ouviram falar, mas poucos sabem de fato o que é o ar comprimido.
O ar comprimido é um dos elementos mais presentes nos processos de produção e é responsável por movimentar muitos equipamentos industriais. É um excelente meio para armazenar e transmitir energia, principalmente por ser flexível, versátil e seguro.
A área da engenharia que trabalha com o ar comprimido é denominada "Pneumática", e estuda o controle e o uso da energia potencial de pressão de que está dotado o ar.
O ar comprimido nada mais é do que o ar atmosférico que foi comprimido em oxigênio (21%) e nitrogênio (78%). É um gás não tóxico e não inflamável, incolor e inodoro.
O ar comprimido é armazenado em cilindros, butijões ou galões e é acessado atravéz de um compressor de ar comprimido. O compressor tem a função de aspirar o ar da atmosfera e acumulá-lo em um depósito para consumo. Poderá ser trabalhado quando a sua pressão estiver maior que a atmosférica, caso contrário terá que ser filtrado e regulado antes.
O ar comprimido pode ser usado para armazenar e transmitir energia na execução de trabalhos mecânicos. Ele alimenta equipamentos pneumáticos de produção, mandris pneumáticos, peças limpas sob pressão e para transportar ou resfriar componentes durante a produção.
O ar comprimido é usado em máquinas de diversas áreas como: arqueologia, pintura, limpeza, construção civil, transporte, farmacêutica, petrolífera, siderúrgica, mineração, agricultura e setor alimentício.
A principal razão para escolher o ar comprimido é a segurança em comparação à outros métodos de armazenamento de energia, que geralmente agregam um risco muito maior em sua utilização.
Além da segurança, o ar comprimido oferece outros benefícios como:
• Regulador de pressão;
• Baixo peso em relação a potência;
• Admite carga elevada sem superaquecimento;
• Combinações com outras formas de energia;
• Flexibilidade;
• Segurança;
• Transporte; a facilidade do transporte via tubulações e redes permite que esse tipo de energia possa ser utilizado em longas distâncias.
Usar o ar comprimido demanda bastante cuidado em sua preparação, uma vez que impurezas e umidade podem causar danos às máquinas e equipamentos. Além disso, a força obtida do ar comprimido é pequena se comparada à outras fontes de energia, o que limita a sua utilização em alguns trabalhos que demandem uma energia maior, como por exemplo a extrusão de metais.
Antes de abrir, é necessário ficar atendo para que as conexões não se desconectem, visto que o ar comprimido armazena grande quantidade de energia sob alta pressão, o que pode causar acidentes graves. O ar comprimido não deve entrar em contato com o corpo. Mesmo não sendo tóxico, partículas microscópicas podem penetrar na corrente sanguínea e causar danos.
Aqui na TopFlow nós contamos com alguns produtos que utilizam a pneumática
Conheca outros produtos disponíveis na TopFlow: