A Construção Civil é um dos principais setores da economia que movimenta o país, pois este é o setor que mais gera empregos. Os trabalhadores que exercem esse função estão expostos à diversos riscos inerentes da atividade, seja através de materiais e maquinários utilizados ou pela altura e infaestrutura. Sendo assim, o uso de equimentos de proteção individual, se torna obrigatório visando a segurança do trabalhador.
Equipamento de proteção individual
Cada obra realizada acaba oferecendo algum tipo de risco ao trabalhador. Ainda que seja reformas de casas, apartamentos que são obras mais simples, devem ser realizadas com os devidos cuidados. Em obras maiores, os cuidados são ainda mais redobrados. Entenda:
A principal causa de riscos se encontram na queda de objetos, cortes, perfuações, contato direto com líquidos químicos (fluídos, tintas, soventes, cimento, etc). Também em alguns casos o trabalho em altura, o risco de queda é um perigo óbvio.
- Queda de ferramentas e materiais vindos de um nível superior;
- Queda de ferramentas e objetos nos pés do trabalhador;
- Pregos, vidros e lâminas no solo;
- Fiação elétrica;
- Poeira em geral (risco ao sistema respiratório);
Além de existir algumas normas que obrigam o so do EPI, os empregadores também precisam reforçar a obrigatoriedade para a segurança de seus colaboradores. É funcamental fazer com que o trabalhadr entenda como cada EPI pode aumentar a sua segurança e principalmente proteger a sua integridade física.
O uso do EPI corretamente não causa desconforto e limitação dos movimentos dos profissionais.
Capacetes de proteção
Máscaras de Proteção Respiratória
Luva Anti Corte
Botina de segurança