A furadeira é uma das principais ferramentas utilizadas atualmente no mundo. Presente em muitos seguimentos e lares, mas ao contrário do que muito se pensa, não basta só liga-lá para exercer sua função corretamente. Por isso, hoje nós separamos algumas dicas de manuseio que aumentarão a vida útil da sua ferramenta e evitarão acidentes domesticos e de trabalho.
Antes de entender como usar uma furadeira é fundamental distinguir os formatos deste tipo de máquina, quais suas aplicações e variações. Confira:
Furadeira – é o tipo mais encontrado, escolhida para fazer furos de diferentes diâmetros; faz perfurações em madeira, aço e alumínio.
Furadeira de impacto – máquina de maior potência e precisão do que a furadeira normal. É destinada para profissionais que buscam alta performance. Perfura concreto, madeira, alvenaria e aço.
Furadeira de bancada (ou sensitiva) – utilizada em serviços que precisam de furos pequenos e precisos; é mais comum em oficinas mecânicas, industriais e serralharias.
1) Leia o manual
Quantas vezes você comprou o produto e descartou o manual de instruções? Isso não é recomendado, especialmente ao usar uma furadeira elétrica. No manual, você obterá todas as informações sobre o dispositivo, desde a ativação do dispositivo até a rede de suporte técnico. Você aprenderá como usar esta máquina de acordo com as diretrizes de todos os fabricantes.
A broca é o instrumento que perfura a estrutura (madeira, metal, alvenaria, etc.). Ela é inserida na furadeira, e ajustada de acordo com sua polegada.
Para escolher a broca adequada para o serviço que vai realizar, é preciso ter atenção ao diâmetro do parafuso e a ponta da broca.
É recomendado utilizar uma broca com polegada maior do que a bucha (peça plástica que servirá para rosquear o parafuso na parede).
Um dos pontos fundamentais de com usar uma furadeira está no seu manuseio. É por isso, que antes de sair furando as paredes, é necessário fazer alguns treinos para sentir a pressão da máquina. Tais como:
Use a sua mão funcional (esquerda ou direita) para empunhar a furadeira. Pois será ela quem vai acionar o botão que faz ligar a ferramenta;
A “mão que fica disponível” servirá como apoio. Procure posicionar na parte frontal da furadeira para deixa-lá mais firme;
Alguns modelos vêm com suportes laterais, que deverá segura com a mão “disponível”.
Na parte de cima da furadeira encontrará um seletor de velocidades. Ele serve para aumentar o torque (quantidade força do motor que fará a broca girar) da ferramenta.
Ps. Se o modelo for antigo, é possível que não tenha esse seletor, e todo controle vai ser feito no toque do gatilho.
Essas diferentes velocidades facilitam quando se perfura superfícies que precisam de mais atenção para não rachar, por exemplo.
Não adianta saber tudo do como usar uma furadeira, e esquecer dos detalhes de segurança.
Além dos EPIs básicos (óculos, luvas, máscara e protetor auricular). É preciso ter muito cuidado com tomadas e extensões elétricas que usará para ligar a máquina. Fique de olho na voltagem e amperagem da rede do imóvel para não comprometer sua furadeira.
Gostou das nossas dicas? Então continue por dentro dessa e de muitas outras dicas em nossas redes sociais. Acesse nosso Facebook e Instagram.