Quais tubos são adequados para água quente?


Os tubos para água quente precisam ser resistentes ao calor sem danificar ou comprometer a sua estrutura, o que não ocorre quando são usados tubos de PVC, e por esta razão existem tubos específicos para este fim. Essa programação já deve estar prevista no projeto hidráulico de prédios e casas, pois os tubos conduzentes de água fria não são os mesmos que os conduzentes de água quente. Além dos tubos específicos, é necessário que na instalação deles exista um sistema de respiro com o objetivo de eliminaro o vapor gerado na estrutura, ocasionado pela água quente. Dessa maneira o tempo de vida dos tubos e conexões, é aumentado e são evitados acidentes.  

Na hora de escolher o tubo de água quente mais adequado, é importante levar em consideração itens como a preservação da qualidade da água, fornecimento de água em quantidade necessária além de escolher mais opção mais adequada de acordo com o consumo de energia.

É importante considerar que de acordo com a NBR 7198, não é permitido que a água exceda a temperatura de 70°C.

Afinal, quais os tipos de tubos para uso com água quente?

• Tubos de CPVC

O policloreto de vinila clorado, é um material muito semelhante ao PVC, ele suporta grandes pressões e sua instalação é mais facilitada, pois basta limpar o tubo e utilizar o adesivo indicado para realizar a soldagem. Sua resistência pode variar de acordo com o fornecedor, varia de 70° a 82° C. As barras são rígidas, na cor branco gelo, com 3 metros lineares. 

• Tubos de PPR 

O polipropileno copolímero Randon é feito emendas através de termofusão. A resistência com a temperatura varia entre os fabricantes de 70° a 80° C. Também é vendido em escalas diferentes de suportação a pressão, com as opções PN12 (suporta até 12kgf/cm2), PN20 (suporta até 20kgf/cm2) e o PN25 (suporta até 25kgf/cm2). O PPR para água quente é na cor verde. Com um equipamento chamado termofusora, que faz o processo de esquentar o tubo e a conexão, fundindo ambas,a soldagem fica  perfeita.

 • Tubos de Cobre 

É o mais tradicional, o qual mais aguenta temperatura podendo chegar até 1171°C para começar ao ponto de fundição, mas essa não é a temperatura que o sistema vai resistir, pois como o processo de instação dele é por solda com maçarico. A opção de soldagem do cobre é o estranho que tem ponto de fundição em 272°C e o phoscopper que conta com um percentual de prata variável, mas seu ponto de fundição inicia aproximadamente em 600°C. Por ter perda calorifica do líquido é necessario utilizar o isolante térmico, que é a base de polietileno. O lado negativo do tubo de cobre é que eles são mais caros do que as demais opções.

• Tubos de PEX 

Tem aparência semelhante a de uma mangueira, é transparente pouco leito, maleável, o que diminui consideravelmente o número de conexões. A resistência varia de acordo com cada fornecedor, variando de 110° e 140°C. Recomenda-se instalá-lo dentro de tubos de eletroduto, pois além de protege-lo, torna-se mais fácil uma possível manutenção. 

 

Aqui na TopFlow nós contamos com Tubos para água quente das melhores marcas, além de outros tipos de tubos .

Conheça nossas opções de tubos - Clique aqui 

Conheca outros produtos disponíveis na TopFlow:

Válvulas

Conexões

Ferramentas e acessórios

Incêndio