Ela é muito utilizada dentro de diversos processos de automações industrial. É basicamente, uma válvula que opera através de impulsos eletromagnéticos.
Quando a bobina é energizada, ela passa a gerar um campo eletromagnético que levantará o pistão, abrindo desta forma, a válvula. Quando está em posição de descanso, o pistão de fecha e impede a passagem de fluido. Então, de forma generalizada, este é o princípio de atuação.
Lembrando também que existem diversos tipos de válvulas e vamos citar alguns a seguir.
Esse modelo de válvula, possui uma porta que fecha e se abre como se fosse uma comporta de água.
Naválvula 3/2, encontramos uma especie de porta escape. Assim sendo, ela pressuriza um sistema quando a bobina é energizada. Por sua vez, quando a bobina é desligada, ela despressuriza.
A de 5/2 atua de forma direta no cilindro em dupla ação. Isso acontece porque quando utilizada em uma posição, ela controla o cilindro para um dos lados, quando mudar desta posição, ela passa a exercer pressão sobre os demais.
Esse tipo especifico de válvula solenóide atua com 05 portas e 03 vias. Elas são duplas solenóides e possui também 03 posições.
Sendo assim, quando nenhuma das solenóides estiver energizada, a válvula entra e atua numa posição central, sendo, normalmente, em centro fechado, onde todas as portas estarão bloqueadas.
Existem bobinas que operam em diversas voltagens, sendo a mais comum, 220VAC (corrente alternada) e 24VDC (corrente contínua). Mas também é possível encontrar modelos que atuem em 110VAC, 12VDC e 24VAC.
E aí, que tal adquirir a sua solenóide hoje mesmo?