Conheça os tipos de flanges!


As conexões flanges são peças utilizadas para a união de tubulações, alterando sua direção e configuração, contribuem para a condução de fluídos. Sua função básica é vedar a conexão e não permitir que essas escapem.

As flanges são montadas em pares e unidos por parafusos, por isso permitem que os sistemas de tubulações possam ser desmontadas. São peças compradas prontas e possuem dimensões normalizadas, possuindo várias normas dimensionais que devem ser entendidas para que possam encaixar perfeitamente com o diâmetro do tubo na qual serão instalados.

 Tipos de flanges:

• Flange Cega: Utilizadas para extremidades de linhas ou fechamentos de bocais, podem ser utilizadas sob diversas condições de temperatura e pressão, permitindo a inspeção da linha e a sua continuação futura. 

• Flange com Pescoço: Usadas em tubulações industriais para os diversos tipos de pressões e temperaturas. Permitem melhor aperto e dão origem a menores tensões residuais.

• Flange Solto: Utilizadas em instalações de tubulações que requerem desmontagem frequentes e em montagens de linhas que fazem uso de pestanas, por serem fabricados em aço carbono não estão sujeitos á corrosão pelo fluído.

• Flange Orifício: Usadas para medir a vazão dos líquidos e gases que passam nas tubulações. A existência de parafusos adicionais  facilita a separação das flanges para inspeção ou manutenção da placa.

• Flange Rosca Fêmea: Podem ser conectadas ao tubo sem solda, facilitando a instalação. São indicadas tanto para  temperatura ambiente, quanto para médias pressões. Aperto pequeno, tensões elevadas, a rosca trabalha como um intensificador de esforços.

• Flange Sobreposta: Utilizadas para baixa pressão, não permitem ligação com conexão tubular, nem ensaio de radiografia na linha. Deslizam na tubulação antes da solda interna e externa, precisam de soldas nos lados.

• Flange Soquete: Usadas em qualquer condição de temperatura e pressão moderada, porém em severos gradientes térmicos não são recomendadas. 

• Flange de Encaixe: Utilizadas na maioria das tubulações de aço de pequeno diâmetro. São mais resistentes e têm um encaixe completo para a ponta do tubo, dispensando a solda interna. Não são recomendadas para serviços sujeitos a corrosão sob contato, devido á sua descontinuidade interna.