O uso da tecnologia do sistema PEX foi desenvolvido há bastante tempo, mas começou a ser aplicado para condução de gás e água somente nos anos 90. Desde que passou a ser utilizado, se tornou uma solução incrível para quem adere. Confira:
Indicações
O Sistema PEX serve para a instalação de água quente, fria, gás natural (GLP); que é o famoso gás de cozinha, sistemas de ar-condicionado e para circuitos de pisos radiantes.
Instalação
As instalações podem ser realizadas de duas formas: água e gás.
Água:
Durante a instalação do sistema PEX para água fria e quente, é utilizado uma ferramenta que desliza o anel metálico sobre o tubo, gerando estanqueidade mecânica entre o tubo e a conexão. Existem dois tamanhos de ferramentas, uma que vai do diâmetro de 16 a 25mm e outra que atende todos os diâmetros 16,20,25,32. Essa ferramenta que é maior traz um conforto na sua execução por ter um braço de alanca maior, já o menor permite trabalhar em locais mais apertados e pontuais.
Gás:
No sistema de gás é feito por crimpagem. Dessa forma é necessário uma tesoura adequada, e assim cortar as tubulações sem rebarbas, garantindo que o tubo fique perpendicular. Após isso, utiliza-se o chanfrador, que lhe ajudará a chanfrar a parte interna da tubulação de gás. Em seguida a ferramenta com braço de alavanca grande é necessário, diminuindo grandemente seu esforço. Após esse processo, basta fazer a crimpagem do anel, unindo tubo e conexão. E pronto, seu sistema de gás estará instalado de forma correta.
Separamos algumas vantagens de utilizar a linha PEX, veja:
Todo o sistema que compõe a linha Pex é sem dúvida um facilitador para todo profissional e também para quem precisa desse tipo de tubulação para transmitir água ou gás. A Topflow preza pela qualidade, segurança e agilidade na sua obra.
Faça já o seu orçamento e confira a nossa linha pex e ferramentas e acessórios.